ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista:Claudia do Nascimento Gimenez Caballero
Nome da Escola: E.E.Antonio Delfino Pereira Local (cidade/estado): Campo Grande/M.S
Ano : 5º Número de alunos: 25
Professores envolvidos:Claudia do Nascimento Gimenez Caballero, Antonia Pimenta, Caroline,Cassio.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Todo e qualquer ser humano tem cultura?
O que é cultura?
O que forma a cultura de um povo?
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros?
Convivemos e formamos uma rede de relações na qual somos inseridos?
Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura ?
Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade?
Qual a pergunta ou perguntas que o aluno irá responder durante o desenvolvimento do projeto?
3. Justificativa
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.
O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.
Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
Por que é importante o desenvolvimento do projeto?
4. Objetivo (s)
- Compreender a importancia da preservação do Folclore de um povo.
- Identificar e conhecer o nosso Folclore.
-Vivenciar as brincadeiras e manifestações folclóricas do Brasil e do MS.
- Identificar os usos, costumes e valores culturais .
- Resgatar as diferentes manifestações populares (parlendas, lendas, mitos, artesanatos, comidas típicas e festas) do Brasil e do MS.
*Conhecer e resgatar algumas lendas,inclusive as regionais;
*Conhecer e valorizar a própria cultura;
*Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
*Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
*Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
*Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
*Identificar o uso da linguagem formal e informal;
*Trocar idéias e respeitar a percepção do outro;
*Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
*O que se espera que o aluno aprenda durante o desenvolvimento do projeto?
5. Conteúdos
*Conceito de Folclore
*Folclore por Regiões
*Lendas típicas
*Adivinhas
*Leitura e escrita
*Trava-línguas
*Piadas
*Parlendas
Quais conceitos serão estudados para o desenvolvimento do projeto? (em caso de projeto interdisciplinar, mencionar os conceitos por disciplina envolvida. Ex. Língua portuguesa: gêneros textuais; matemática: gráficos estatísticos; ...)
6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa,Geografia,Historia,Matemática.
7. Metodologia / Procedimentos/ Cronograma
O Projeto será desenvolvido em 15 dias a Partir de 22/08 ( Dia do Folclore)
De 22/08 a 25/08
*Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
*Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo. As pesquisas serão feitas com uso de laptop e serão disponibilizados aos alunos endereços de sites para tal.
De 29/08 a 02/07
Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
Montagem de murais.
Produções textuais como recontos.(kword)
Trabalhos de arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos
Publicação de trabalhos no Blog
Obs: O projeto poderá sofrer modificações conforme os interesses e necessidades apresentados pelos alunos.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição detalhada das etapas e atividades a serem desenvolvidas. Em cada etapa, mencionar o dia em que a mesma pretende ser desenvolvida)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Sala de Tecnologia,Laptop, Material para confecção de cartazes,folhas xerocopiadas,professora,alunos,quadro,giz ,apagador.
9. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Painel distribuido na escola,Blog do Uca.
Poster, Painel, Blog, Evento.....(onde serão publicadas as atividades do projeto: processo e/ou resultados?)
10. Referências Bibliográficas:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm
http://www.folclore.adm.br/
http://www.cnfcp.gov.br/tesauro/index_a.htm
http://www.qdivertido.com.br/folclore.php
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-folclore.html
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?id=140&task=view
http://tca.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=323924&jogo=jogar+Adivinhas+do+folclore+online
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-folclore-quiz.html
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=183
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=177
1 comentários:
Claudia, seu blog é uma graça, como tudo o que você faz. Percebo seu capricho e dedicação ao ler suas propostas de atividades. Que Deus renove suas forças e coloque pessoas abençoadas para judá-la nessa jornada. Bjs.
Postar um comentário