Este aqui é o:

Bonecos de massinha

Não esqueça

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sugestões de Atividades.(Língua Portuguesa)

Mafalda

1 - Nos 2º e 3º quadrinhos, o uso da letra mais grossa e mais escura indica que o personagem estava

(    falando alto, com voz forte.
(    usando tom de voz agradável.
(   ) falando em voz baixa.

2 – O personagem da história ficou muito bravo com a Mafalda por que:

(   ) Ela zombou dele.
(   ) Porque ela o chamou de pirambaba e ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
(   ) Ele estava triste que foi mal na prova.

Leia com atenção o texto a seguir e responda as questões:

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série e gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas. Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.

                                  Gilmara, Giovana e  Juliana. Campo Verde/MT

3 – Esse texto foi escrito para quem?

(   ) Revista Campo Verde
(   ) Revista CHC

4 – Qual é o trecho da carta que comenta sobre uma matéria já lida?

(   ) Gostaríamos que vocês publicassem tudo sobre as girafas, porque é nosso animal preferido.
(     ) gostamos muito do texto: “A origem do computador” porque conta detalhes sobre esse grande invento e facilita a vida das pessoas.
(   ) Olá pessoal da CHC. Somos alunas da 6ª série

5 – Quem é o remetente dessa carta?

(   ) A Revista CHC
(   ) Alunas da 6ª série
(   ) Campo Verde/ MT

6 – Assinale com um X nomes próprios que podemos encontrar nesse texto:

(   ) Juliana, origem, computador
(   ) Gilmara, Campo Verde, Giovana

7 – Assinale com um X nomes comuns que podemos encontrar nesse texto:

(   ) texto, girafas, animal
(   ) Campo Verde, Juliana, invento

8 – Os verbos: cantou, ficou, falou e correu estão em que tempo verbal?

(   ) Presente
(   ) Passado
(   ) Futuro

9 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:

(   ) recebeu, arancar, genro
(   ) recebeu, arrancar, genro
(   ) teraço, amarar, honrra

10 – Assinale a alternativa na qual todas as palavras estão escritas corretamente:

(   ) lençou, pedil, sal
(   ) lençol, pedil, sau
(   ) lençol, pediu, sal

 Atividade enviada por Andréia Berreta para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.


Simuladinho


                UM ALARME BOM PRA CACHORRO
      Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos de uma delegacia de São Paulo. A cachorra, que atende pelo nome de Xuxa, é o bicho de estimação dos policiais da delegacia. Quando viu um preso tentando escapar por um buraco, Xuxa começou a latir e a morder os braços do preso fujão. O barulho da cadela chamou a atenção dos policiais, que foram ver o que estava acontecendo. Resultado: Xuxa evitou a fuga dos presos e se tornou heroína da delegacia.
Revista Zá, julho de 2002.

1.    O último fato que aparece no texto é:
(A) Xuxa viu um preso tentando escapar.
(B) Xuxa latiu e mordeu os braços do preso fujão.
(C) A cadela Xuxa evitou a fuga e se tornou heroína.
(D) O barulho da cadela Xuxa chamou a atenção dos policiais.

2.    Xuxa é:
(A) uma cadela e policial.
(B) uma cadela e heroína.
(C) uma cachorra vira-lata e a presa fujona.
(D) uma artista famosa que pegou o preso fujão.

Leia o texto a seguir para responder as questões de 3 a 5.

Suco de Abacaxi e Maçã
INGREDIENTES
1 maçã pequena descascada, sem sementes e picada.
2 colheres de sopa de abacaxi picado
1 copo de iogurte natural gelado
2 colheres de chá de açúcar ou mel
MODO DE FAZER
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Fonte: NETDS. Disponível em: www.netds.com.br/kids/receitas.Acessoem: 2009.

3.    O texto Suco de Abacaxi e Maçã serve para
(A) cortar frutas.
(B) fazer uma lista de compras.
(C) ensinar a preparar um suco.
(D) informar sobre sucos saudáveis.

4.    A partir das informações do texto, é possível dizer que
(A) o iogurte natural é quente.
(B) o suco precisa ser levado ao fogo.
(C) o abacaxi deve ser usado com casca.
(D) a maçã deve ser picada e sem sementes.

5.    O texto Suco de Abacaxi e Maçã  é
(A) uma lista.
(B) uma bula.
(C) uma receita.
(D) uma cantiga.

Leia o texto a seguir para responder as questões de 6 a 8.

Que delícia!

Comida gostosa,
Ai que coisa louca,
Que só de pensar
Me dá água na boca!

Batata assada,
Com manteiga e sal
Derrete na boca –
Prazer sem igual!

Domingo cai bem
A macarronada,
No sábado – hum!
Lá vai feijoada.

Fonte: BELINKY, Tatiana. Um caldeirão de poemas. São Paulo: Companhia das Letrinhas,2007 (adaptação).

6.    Neste poema a palavra sal rima com
(A) igual.
(B) manteiga.
(C) virtual.
(D) macarronada.

7.    Em “Prazer sem igual!”, o ponto de exclamação reforça a ideia de
(A) alerta.
(B) desejo.
(C) tristeza.
(D) espanto.

8.    A expressão “comida gostosa” quer dizer
(A) comida ruim.
(B) comida pesada.
(C) comida nutritiva.
(D) comida saborosa.

Leia o texto a seguir para responder as questões 9 e 10.

Continho

            Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
            — Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
            — Ela não vai, não; nós é que vamos nela.
            — Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
            — Eu não me chamo, não; os outros é que me chamam de Zé.

Fonte: CAMPOS, Paulo Mendes. Para gostar de Ler: crônicas. São Paulo. Àtica (2000).

9.    A frase a seguir que apresenta a fala de Zé é
(A) — Você aí, menino.
(B) — Ela não vai, não.
(C) Como você se chama?
(D) Para onde vai essa estrada?

10. O menino do Continho era
(A) da capital pernambucana.
(B) do sertão pernambucano.
(C) do litoral pernambucano.
(D) da ilha pernambucana.

E. Lopes - Professores Solidários




Lâmpada Philips

1. ESTA PROPAGANDA DA MARCA PHILIPS PRETENDE VENDER
(A) COFRINHOS DE PORQUINHOS.
(B) PORQUINHOS COR-DE-ROSA.
(C) UMA LÂMPADA MAIS ECONÔMICA.
(D) BRINQUEDOS.

2. A PROPAGANDA OFERECE ECONOMIA DE ENERGIA
(A) AOS FABRICANTES DA LÂMPADA.
(B) AOS CONSUMIDORES.
(C) ÀS CRIANÇAS.
(D) AOS CONCORRENTES.

3. A LÂMPADA COR-DE-ROSA APRESENTADA NA PROPAGANDA TEM FORMA DE COFRINHO POR QUE
(A) GASTA MUITA ENERGIA.
(B) É MAIOR QUE AS OUTRAS.
(C) EMITE LUZ COR-DE-ROSA.
(D) ECONOMIZA ENERGIA.

4. O ANÚNCIO DESTA LÂMPADA DIZ QUE QUEM COMPRÁ-LA ESTARÁ FAZENDO UM ÓTIMO INVESTIMENTO PORQUE
(A) GASTARÁ MAIS DINHEIRO COMPRANDO-A.
(B) ECONOMIZARÁ DINHEIRO AO COMPRÁ-LA.
(C) GANHARÁ PRÊMIOS DO FABRICANTE.
(D) ESTARÁ PERDENDO DINHEIRO AO COMPRÁ-LA.

5. A PERGUNTA INICIAL DO TEXTO QUER ECONOMIZAR ENERGIA? TEM A INTENÇÃO DE
(A) FAZER UMA PESQUISA COM OS LEITORES DA REVISTA.
(B) DUVIDAR DOS LEITORES.
(C) ATRAIR A ATENÇÃO DO LEITOR PARA A PROPAGANDA.
(D) ESPERAR QUE O LEITOR ENVIE UMA CARTA RESPONDENDO A PERGUNTA.

               Atividade enviada por Márcia Alexandra para Professores Solidários
 
 
 

Brinquedos sob suspeita

1. AS CRIANÇAS ENTREVISTADAS PELA REPORTAGEM DO JORNAL
(A) JÁ DEVOLVERAM OS BRINQUEDOS PROIBIDOS.
(B) ESTÃO MUITO DISPOSTAS A ENTREGAR ESSES BRINQUEDOS.
(C) ESTÃO RESISTINDO A DEVOLVER OS BRINQUEDOS AO FABRICANTE.
(D) QUEREM COMPRAR MAIS DESSES BRINQUEDOS.

2. ESTA NOTÍCIA DA FOLHINHA, DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, INCENTIVA AS CRIANÇAS A:
(A) NÃO ENTREGAR OS BRINQUEDOS PROIBIDOS.
(B) GUARDAREM ESSES BRINQUEDOS EM CASA.
(C) DOAR ESSES BRINQUEDOS A CRIANÇAS CARENTES.
(D) DEVOLVEREM OS BRINQUEDOS PROIBIDOS AO FABRICANTE.

3. A MANCHETE DESSA NOTÍCIA É SOB SUSPEITA. ESTE TÍTULO FOI ESCOLHIDO PARA A REPORTAGEM POR QUE
(A) ALGUNS BRINQUEDOS SÃO PERIGOSOS PARA AS CRIANÇAS.
(B) AS CRIANÇAS TRAQUINAS ESTÃO SENDO INVESTIGADAS.
(C) A FÁBRICA QUE PRODUZ OS BRINQUEDOS PERIGOSOS FECHOU.
(D) CRIMINOSOS ESTÃO USANDO BONECOS PARA COMETER ROUBOS.

4. ESTA REPORTAGEM FAZ UM ALERTA ÀS CRIANÇAS. VITÓRIA DE 9 ANOS, UMA DAS CRIANÇAS ENTREVISTADAS, DIZ ASSIM EU QUERO FICAR COM A MINHA POLLY, NÃO QUERO OUTRA. A OPINIÃO DESTA GAROTA:
(A) ESTÁ DE ACORDO COM A REPORTAGEM.
(B) É CONTRÁRIA AO QUE A REPORTAGEM ALERTA.
(C) NÃO TEM NADA A VER COM O ASSUNTO DA REPORTAGEM.
(D) É DIFERENTE DE TODAS AS OUTRAS CRIANÇAS.

5. A REPORTAGEM COMEÇA DIZENDO FOI ASSIM, INCONFORMADAS E INSEGURAS, QUE ALGUMAS CRIANÇAS RECEBERAM A NOTÍCIA DO RECALL DA MATTEL NA SEMANA PASSADA. A PALAVRA RECALL É EXPLICADA NO PARÁGRAFO SEGUINTE PORQUE É UMA PALAVRA DE ORIGEM INGLESA. ELA É USADA QUANDO:
(A) OS FABRICANTES IDENTIFICAM DEFEITOS EM PRODUTOS E PEDEM PARA DEVOLVÊ-LOS.
(B) OS FABRICANTES DE PRODUTOS LANÇAM NOVIDADES NO MERCADO.
(C) OS CONSUMIDORES ESTÃO INSATISFEITOS COM O PRODUTO COMPRADO.
(D) AS CRIANÇAS COMPRAM OU GANHAM BRINQUEDOS.

6. A ÚLTIMA FRASE DO TEXTO DIZ SEGURANÇA NÃO É BRINCADEIRA. A REPORTAGEM NOS ALERTA:
(A) DEVEMOS BRINCAR COM OBJETOS PERIGOSOS.
(B) DEVEMOS EVITAR CORRER RISCOS MESMO NAS BRINCADEIRAS.
(C) DEVEMOS SEMPRE BRINCAR MESMO QUE A BRINCADEIRA NÃO SEJA SEGURA.
(D) QUALQUER BRINCADEIRA É SEMPRE SEGURA.

                 Atividade enviada por Márcia Alexandra para Professores Solidários
 

História em quadrinhos

1. OBSERVE AS EXPRESSÕES DE REX. ELE COMEÇA A HISTÓRIA ...E TERMINA... .
(A) TRISTE E CONTENTE.
(B) “EXIBINDO-SE” E ENVERGONHADO.
(C) DESESPERADO E ANIMADO.
(D) BRAVO E FELIZ.

2. NO FINAL DA HISTÓRIA, REX FICA ENVERGONHADO POR QUE.
(A) ESQUECEU DE TOMAR BANHO.
(B) DESOBEDECEU A MÃE.
(C) GRITOU COM O AMIGO.
(D) ESQUECEU DATAS DE ANIVERSÁRIO, NO DE TELEFONES, LETRAS DE MÚSICA... .

3. NO TERCEIRO QUADRINHO, REX DIZ QUE SE LEMBRA DE TUDO: DATAS, NÚMEROS DE TELEFONES, CAPITAIS DOS PAÍSES, LETRAS DE MÚSICAS, PLACAS DE CARRO, CAMPEONATOS DE FUTEBOL. ESTA FRASE TERMINA COM RETICÊNCIAS (...) PARA INDICAR QUE REX:
(A) NÃO SE LEMBRA DE MAIS NADA.
(B) ESQUECEU O QUE IRIA FALAR DEPOIS.
(C) CONTINUARIA FALANDO DE OUTRAS COISAS QUE SE LEMBRA SE SUA MÃE NÃO O TIVESSE INTERROMPIDO.
(D) SEU AMIGO O INTERROMPEU PARA AVISAR-LHE DA HORA DO BANHO.

                  ATIVIDADE ENVIADA POR MÁRCIA ALEXANDRA PARA PROFESSORES SOLIDÁRIOS
 

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger