Este aqui é o:

Bonecos de massinha

Não esqueça

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

domingo, 6 de novembro de 2011

AFRICA




Sejamos Brancos, sejamos Negros, todos temos nossa origem do Continente Africano...
Como brasileiros, temos muito que agradecer e muito que nos desculpar!!!
Temos que nos desculpar perante a escravidão imposta pelos nossos antepassados europeus, todo o sofrimento vivido por esses nossos ancestrais africanos, muitos deles nobres guerreiros... Mas também temos muito que agradecer por nossa alegria, versatilidade, musicalidade, de onde vem, senão da África.
Nossa beleza invejável pelo mundo a fora, nossa hospitalidade, de quem herdamos, senão deles!!! A comida, a capoeira... Enfim, quase tudo, inclusive parte de nós!!!


Sei que é um povo muito sofrido no mundo, mas provavelmente o mais hospitaleiro, mais gentil e com o melhor coração. Os africanos têm fé na vida, apesar da barriga vazia e corpo doente. Tem fé no futuro, apesar do filho chorando e o governo acabando com suas esperanças. O governo os rouba, os estraçalha, e a única opção deles é sobreviver. Um povo encantador. Com uma força surpreendente, que marca a história.
A África é um continente que sofreu uma história de subdesenvolvimento: tráfico de escravos, a colonização, apartheid, a guerra e mais, que é atualmente um continente mais duramente atingido pela pior epidemia na história humana, o HIV / AIDS. Mais de metade da população vive com menos de um dólar por dia e o número de pessoas que vivem na extrema pobreza está a crescer.
Fatos e números sobre a África são deprimentes, no entanto por detrás dos números existem vidas humanas, pessoas que têm uma enorme capacidade, uma forte vontade de fazer e ver as coisas melhorarem. Mas ainda não é o bastante, o povo africano precisa ainda de muita assistência.




A cultura africana é marcada pela exuberância das cores, das formas, das expressões, do temperamento forte e expansivo.

MATRIZES CULTURAIS AFRICANAS

África Ocidental
:  Yorubas (Nagô, Ketu, Egbá), Gegês (Ewê, Fon), Fanti-Ashanti (conhecidos como Mina), povos islamizados (Peuhls, Mandingas e Haussas ou Hausas);
África Central:
povos Bantos: Bakongo, Mbundo, Ovimbundo, Bawoyo, Wili (conhecidos como Congos, Angolas, Benguelas, Cabindas e Loangos);
Sudeste da África Oriental: Tongas e Changanas entre outros (conhecidos como Moçambiques).

AS CORES E AS ESTAMPAS COLORIDAS

É característica da tecelagem africana, em todas as suas culturas: caboverdiana, nigeriana, angolana, etc, as cores vívidas e padrões de tecido multicoloridos.   Os desenhos variam de cultura para cultura dentro da África.

ARTE

A África Tropical destaca-se pelos seus produtos artísticos, que são as máscaras e esculturas em madeira. Objetos com formas angulosas, assimétricas e distorcidas. Para seus criadores eram objetos sagrados que continham a força vital de um espírito ancestral ou da natureza. Os exemplares expressam a dimensão emocional intensa da sociedade onde foram criados.
Pablo Picasso, lá pelos anos de 1905, conheceu a arte africana que inspirou o movimento cubista.
A arte africana é extremamente rica pela variedade cultural.  Cada nação, tribo, país africano tem sua arte própria.





MÚSICA

As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada  cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em seus estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Entre as diferenças estão à maior propensão ao humano ou ao sagrado, a música funcional em oposição à música como arte, a concepção teatral do Concerto contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.
Na África, existem, as seguintes regiões de estilos musicais: Sudão ocidental, Bantu equatorial, Caçadores/recolectores africanos, Bantu do sul, Bantu do centro, Bantu do norte, Sudão oriental, Costa da Guiné, Afro-americano, Sudão muçulmano, Etíope, Alto Nilo e Madagascar. A inclusão de uma região Afro-americana significa que a cultura africana abrange a diáspora africana. As culturas musicais da costa da Guiné (Yoruba e Fon, por exemplo), da região do Congo/Angola e com menor expressão do sudeste africano têm extensões em várias partes do novo mundo. Só recentemente foi possível estabelecer com precisão a ligação de determinados elementos estilísticos de vários tipos de música afro-americana com regiões estilísticas localizadas na África.
A colonização islâmica teve como resultado a islamização da música africana em muitas regiões da África .
Alguns nomes de instrumentos de origem africana: Agogô, Afoxé, Apito , Berimbau , Caixa ,Caxixi ,Chocalho, Cuíca , Ganzá , Pandeiro , Reco-reco , Repinique ,Surdo , Tambor , Tamborim ,Triângulo ,Xequerê, Zabumba.

TURISMO


A África do Sul é um país ensolarado e de contrastes. Rico em diversidade cultural, étnica e em recursos naturais. É o principal produtor mundial de ouro e possui inigualáveis parques para safáris. As reservas naturais, as paisagens exuberantes e as praias são as principais atrações turísticas.
Em 2010, foi a sede da Copa do Mundo.



A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.
 
A partir dos anos 1940 o homem fez reduzir consideravelmente a população de animais na África, de forma direta ou indireta. Isso fez com que muitas espécies entrassem em processo de extinção. Nos últimos anos vem crescendo os esforços de proteção aos animais africanos e aumentado o policiamento de reservas demarcadas.


0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger