Este aqui é o:

Bonecos de massinha

Não esqueça

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PERGUNTAS.

Buscar...Descobrir... Perguntar...Investigar...Mover...Aprender...

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas,
 não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores,
inventores, descobridores". Jean Piaget

"Um dos desafios é a questão da dúvida, a dúvida como princípio do
conhecimento,  o que abre espaço para a incerteza e o desafio." Sandra Pesavento

"Quando o aprendiz é desafiado a questionar, (...) quando lhe é permitido
 formular questões que tenham significação para ele, (...) passa a desenvolver 
a competência para formular e equacionar problemas". Léa Fagundes

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na
 busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire

"Aceitar, ou se fazer, uma pergunta significa mergulhar em
 busca de respostas". Maturana e Varela

"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver
problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral.
 Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais
 viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução
 extingue (...) ". Edgar Morin


Atividade I: Registro das Discussões

    Que ideia ou conceitos centrais vocês identificam e por que
 pensam terem eles sido selecionados para abrir nosso trabalho conjunto?

Resposta: Acho que as frases que foram escolhidas para iniciar
 os trabalhos nós lembra os quatro pilares da Educação:

1- Aprender a Conhecer
2 -Aprender a Fazer
3 -Aprender a viver com os outros
4- Aprender a ser

    O que nos impulsiona a viver é descobrir as perguntas
que ainda não foram respondidas e até as que foram respondidas ,
mas que  não aceitamos ,  as respostas que foram dadas.
    Temos a missão de formar alunos  com sede de perguntas
e  vontade de descobrir , inventar e criar. Nossos alunos devem
ser melhores do que nós,mais sensiveis, solidários e prontos
para as mudanças que não param de sugir.
 O nosso aluno deve ser levado a conhecer,fazer,viver e conviver com os outros 
respeitando as diferenças.
 O nosso aluno deve aprender a ser (humano),no sentido literal da palavra.
  Precisamos perguntar aonde estamos,pra onde vamos e como queremos chegar,pois 
pra quem não sabe aonde quer ir qualquer caminho serve, e nunca se sabe aonde
vai dar o caminho.
Estabelecer metas ,planos,nunca foi tão necessário quando agora.
  A nossa responsabilidade,acima de tudo e apreender a apreender,para poder ensinar.


2 comentários:

Profa Regia disse...

Oi Cláudia,
importante a reflexão que você propõe - será que estamos preparados para considerar as perguntas de nossos alunos numa relação de iguais? Importante nós, professores, buscarmos a superação das relações marcadas pelo autoritarismo e considerarmos que é possível e prazeroso aprender com eles.
Abçs
Régia

Claudia do Nasc. Gimenez disse...

Sabe-se que aprender é algo inerente à capacidade cognitiva do homem. Ao nascer o homem experimenta o primeiro contato com o mundo, dando indícios de que aprender é peculiar à sua existência.
Observando, sentindo, pensando, agindo, ouvindo, vendo, falando, pesquisando, por insights, enfim são inúmeras as formas de aprender que o ser humano tem e é capaz, sem contar que o aprendizado também acontece em rede e é passado de geração a geração como que em espiral holístico.

Postar um comentário

Powered By Blogger