"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas,
não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores,
inventores, descobridores". Jean Piaget
"Um dos desafios é a questão da dúvida, a dúvida como princípio do
conhecimento, o que abre espaço para a incerteza e o desafio." Sandra Pesavento
"Quando o aprendiz é desafiado a questionar, (...) quando lhe é permitido
formular questões que tenham significação para ele, (...) passa a desenvolver
a competência para formular e equacionar problemas". Léa Fagundes
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na
busca, não aprendo nem ensino". Paulo Freire
"Aceitar, ou se fazer, uma pergunta significa mergulhar em
busca de respostas". Maturana e Varela
"A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver
problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral.
Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais
viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução
extingue (...) ". Edgar Morin
Atividade I: Registro das Discussões
Que ideia ou conceitos centrais vocês identificam e por que
pensam terem eles sido selecionados para abrir nosso trabalho conjunto?
Resposta: Acho que as frases que foram escolhidas para iniciar
os trabalhos nós lembra os quatro pilares da Educação:
1- Aprender a Conhecer
2 -Aprender a Fazer
3 -Aprender a viver com os outros
4- Aprender a ser
O que nos impulsiona a viver é descobrir as perguntas
que ainda não foram respondidas e até as que foram respondidas ,
mas que não aceitamos , as respostas que foram dadas.
Temos a missão de formar alunos com sede de perguntas
e vontade de descobrir , inventar e criar. Nossos alunos devem
ser melhores do que nós,mais sensiveis, solidários e prontos
para as mudanças que não param de sugir.
O nosso aluno deve ser levado a conhecer,fazer,viver e conviver com os outros
respeitando as diferenças.
O nosso aluno deve aprender a ser (humano),no sentido literal da palavra.
Precisamos perguntar aonde estamos,pra onde vamos e como queremos chegar,pois
pra quem não sabe aonde quer ir qualquer caminho serve, e nunca se sabe aonde
vai dar o caminho.
Estabelecer metas ,planos,nunca foi tão necessário quando agora.
A nossa responsabilidade,acima de tudo e apreender a apreender,para poder ensinar.
2 comentários:
Oi Cláudia,
importante a reflexão que você propõe - será que estamos preparados para considerar as perguntas de nossos alunos numa relação de iguais? Importante nós, professores, buscarmos a superação das relações marcadas pelo autoritarismo e considerarmos que é possível e prazeroso aprender com eles.
Abçs
Régia
Sabe-se que aprender é algo inerente à capacidade cognitiva do homem. Ao nascer o homem experimenta o primeiro contato com o mundo, dando indícios de que aprender é peculiar à sua existência.
Observando, sentindo, pensando, agindo, ouvindo, vendo, falando, pesquisando, por insights, enfim são inúmeras as formas de aprender que o ser humano tem e é capaz, sem contar que o aprendizado também acontece em rede e é passado de geração a geração como que em espiral holístico.
Postar um comentário