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quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uso dos Computadores em sala de aula


Quando falamos do uso dos laptops educacionais no processo de ensino-aprendizagem, logo surge a seguinte inquietação nos professores:

Como trabalhar pedagogicamente o laptop educacional na sala de aula?
Existe praticamente duas formas de uso desse recurso computacional no dia-a-dia escolar:
 
  •  Modo Offline

  •  Modo Online                       
    Porém, antes mesmo de explorarmos o  uso para ambos os modos devemos pensar que na seguinte pergunta:
     
    "A simples inserção dos recursos computacionais na sala de aula, no caso o laptop educacional, já é sinônimo de garantia de um sistema público de ensino eficiente e de qualidade? Se não, o que mais precisa ser feito?"
     
     
     
    Após ver o video pude perceber que cabe  a nós professores ,descobrimos novas metodologias para podermos fazer o uso adequado das novas tecnologias. 
  • Maneiras Off line de utilizar o lap top               
     
     
    Você poderá usar o laptop educacional no modo offline para planejar suas aulas, fazer o acompanhamento da evolução e presença dos alunos, construir apresentações, utilizar jogos lúdicos na sala de aula, dentre outras formas de uso, conforme a criatividade dos professores e alunos.
     
     
    1. CONSTRUINDO PLANO DE AULA
     
     
     
    Uma excelente ferramenta para a construção de planos de aulas no laptop educacional poderia ser o programa KWord. Para acessar esse programa, observe os caminhos e menus acessados.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    Uma vez aberto o programa KWord, crie e/ou preencha os campos sugeridos.
     
     
    Se desejar ter acesso ao modelo para a construção de planos de aula, clique em um dos links disponíveis abaixo, conforme a máquina e programa utilizado no momento. 
    2. ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO E FREQUÊNCIA DOS ALUNOS

    Uma excelente ferramenta para o acompanhamento do desempenho e frequência dos alunos no laptop educacional é o programaKSpread. Para acessar esse programa, observe os caminhos e menus acessados.


     
     
     
     
     
     
     
     
     


    Uma vez aberto o programa KSpread, crie e preencha as planilhas com os nomes dos alunos, notas e faltas, conforme o exemplo sugerido abaixo.




    3. UTILIZANDO JOGOS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM



    As crianças passam a maior parte do tempo brincando. Esta ação cria uma situação imaginária e, neste sentido, possibilita o desenvolvimento do pensamento abstrato e significativo dos alunos. Os jogos auxiliam nessa construção, além de desenvolver o espírito competitivo e desafiador dos alunos, proporcionando o autoconhecimento sobre seus limites e possibilidades de superação.

    O jogos educacionais presentes no laptop educacional são encontrados no menu Aplicativos, em duas categorias  e . Vejamos o propósito e o público-alvo de algumas dessas ferramentas.
    3.1 HOMEM - BATATA


    o Homem-Batata é um jogo direcionado a crianças. O jogo é um "editor de batatas", ou seja, um jogo onde a criança pode arrastar e soltar olhos, bocas, bigodes e outras partes da face, bem como adereços para confeccionar uma grande variedade de Homens-Batatas. Este tipo de software pode ser usado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
    3.2 TUX PAINT



    O Tux Paint é um  editor de imagens bitmap de código fonte aberto, para crianças com menos de 3 anos de idade.
    3.3 TUX TYPING


     
     
     
     
     
    Tux Typing é uma ótima ferramenta para aprender a digitar. As palavras e letras aparecem sob diferentes formas gráficas, que ajudam na precisão do teclado e no reconhecimento visual. Os professores encontrarão, neste jogo, uma ferramenta moldável, divertida e eficiente para usar em sala de aula.


    3.4 TUX OF MATH COMMAND


     
     
    Uma das bases da matemática é o raciocínio lógico rápido, aprender a desenvolvê-lo é a tarefa mais divertida que pode haver neste jogo. O Tux of Math Command ensina as crianças a pensar de forma rápida, desenvolvendo assim a lógica matemática e a velocidade de raciocínio.

    3.5 EBOARD


     
     
    Jogo de xadrez voltado ao desenvolvimento da memória, capacidade de concentração e velocidade de raciocínio.

  • USO ON LINE

     
    Fazendo o uso desse equipamento no modo online, ou seja, por meio de acesso à Internet.

    • Orientando os alunos na realização de pesquisas relacionadas aos objetos de estudos trabalhados na escola;

     
     

    • Trocando experiências com professores de outras escolas ou de outros países, por meio de fórum, chats, sites de relacionamentos, dentre outros mecanismos disponíveis na Web 2.0.


     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    • Planejando suas aulas, usando sites de buscas, como o Google, ou através de outras plataformas. 

    Nesta pagina  onde retirei este estudo foi sugerido a  visita ao site Portal Aulapedia que contém excelentes planos de aulas voltados para a Prova e Provinha Brasil, nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências construídos, na grande maioria, para o Ensino Fundamental.

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