PROJETO UCA
PROFESSORA:CLAUDIA DO NASC. GIMENEZ
MODULO III : ATIVIDADE II
RELATO DO COTIDIANO DE SALA DE AULA.
No dia a dia de uma sala de aula o professor utiliza todos os tipos de perguntas demonstradas no texto desta atividade,as vezes os alunos que recebemos ,não possuem maturidade suficiente para responder com freqüência,as perguntas desafiadoras e as exploratórias. Seria uma utopia de minha parte afirmar que não me utilizo com certa freqüência das perguntas disciplinares e as ditas feitas para chamar atenção de alunos distraídos. Durante alguns momentos em sala de aula sinto dificuldades para estabelecer a forma certa de envolver a maioria dos alunos, pois a cada ano que passa os níveis de desenvolvimento dos alunos estão mais heterogêneos. Na busca para desenvolver aulas criativas e envolventes,nos deparamos com estruturas mentais,comportamentos,habilidades e preferências cada vez mais distintas,sem contar na falta de disciplina.
Desafio monstruoso este de gerar no aluno um ser questionador, pois muitos alunos parecem trazer em seu DNA um gene do" espero a pergunta e a resposta vir de você professor",crianças pequenas com medo de ousar,falar,questionar. E alguns quando questionam saem muito longe do contexto. Uma geração com tantos recursos e sem conteúdo. Paro, penso, estudo,mudo,crio,mas muitas vezes não gero conflito. Algo está errado e eu espero encontrar as respostas pras minhas perguntas. Conhecimentos prévios dos alunos servem como base para minhas aulas,porém muitas crianças estão sem base ou estrutura familiar,então alguns relatos e vivencias das crianças as vezes ao inves de acrescentar nas aulas geram na verdade constrangimento ao próprio professor regente. Uns sabem além da conta e outros estão abaixo da média,somos guiados por currículos,planos e datas a escola ainda conserva uma estrutura,coisa que a família não possui mais.
Perguntas tipo dê a sua opinião ou responda com suas palavras ainda são as perguntas mais difíceis para os nossos alunos. Esta geração está acostumada a receber tudo mastigado,quase digerido e precisamos mudar o conceito,quebrar paradigmas e superar esta fase de transição que parece nunca acabar.
Mesmo com todos os trancos e barrancos busco em sala de aula ,trazer aos alunos perguntas que instigam,estimulem, despertem. Quero ouvir suas historias mesmo que às vezes tenha pesadelos com elas,sofro,choro,cresço,aprendo . Penso e repenso a minha função em sala de aula.
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